Respiração harmônica: uma meditação natural

Nossos pulmões precisam de muita ajuda dos músculos da caixa torácica para fazer com que o ar chegue até os alvéolos e cumpram o seu papel de oxigenar o sangue.



O mecanismo é todo com base na diferença de pressão pela qual os pulmões estão submetidos dentro do nosso corpo, e o principal mecanismo que o corpo utiliza para criar essas diferenças pressóricas é a contração de um grupo de músculos, cujo principal trabalho é o do músculo chamado diafragma. O diafragma fica logo abaixo dos pulmões e quando contrai, cria uma pressão negativa dentro do tórax, o que faz com que o ar que está próximo às nossas narinas entre para dentro do corpo, e a cada contração, o ar é encaminhado à zonas cada vez mais profundas dos pulmões chegando aos alvéolos, onde ocorre a hematose (a troca gasosa de oxigênio do ar para a corrente sanguínea e do gás carbônico do sangue para o ar dos pulmões para fora do corpo). Quando ele relaxa, empurra a base dos pulmões, ajudando a expelir o ar para fora.


Você consegue sentir a contração do diafragma e perceber esse mecanismo tão crucial para a manutenção das nossas células? É aí que entra a meditação! Como todo este mecanismo está escondido dentro do tórax, precisamos entender como ele acontece para visualizar e conduzir os músculos de forma correta para uma respiração eficiente e harmônica. Completando o papel de influenciadores dos pulmões estão os músculos entre as costelas, músculos abdominais, músculos das costas e coluna vertebral, músculos do assoalho pélvico e músculos do pescoço, todos eles trabalham (ou deveriam trabalhar) em sincronia para criar a diferença de pressão necessária no tórax. Vamos tentar perceber na prática esse mecanismo inteligente?

Deite-se ou sente-se de forma confortável, com a coluna reta, preste atenção na sua respiração e visualize o seguinte:

● O ar entrando por suas narinas, passando pelo pescoço, pelo peito e chegando até a base dos seus pulmões, quais partes do seu corpo se movimentam? Quais partes ficam paradas? Existem outras formas de puxar e soltar o ar? Quando você prende a respiração, o que acontece? É o pulmão que pára de puxar o ar? Você controla a sua respiração? Ou ela se controla sozinha?

Venha descobrir como sua respiração funciona e aprenda a meditar focando na respiração consciente e harmônica. Todos os meus tratamentos envolvem alinhamento destes músculos, pois é com base na respiração harmônica que oriento exercícios de reabilitação pulmonar, preparação para o parto, cuidados na gestação e reabilitação do assoalho pélvico.

Ana Paula Kovalski Fisioterapeuta Crefito 10 236068F

34 visualizações