Saúde do homem: Sexualidade e ejaculação precoce



Karen Sukadolnik

Médica e Naturóloga do Árvore Raiz


O que é ejaculação precoce?



A ejaculação precoce ocorre quando o homem ejacula mais cedo do que ele pretende, quadro que causa consequências pessoais negativas, como angústia, incômodo, frustração, fazendo também com que muitos homens passem a evitar a intimidade sexual.


A Sociedade Internacional de Medicina Sexual (ISSM) especifica três critérios para definir a ejaculação precoce:


a) O período entre a penetração e a ejaculação é menor do que o desejado.

b) Quando o homem não consegue controlar quando ejacula.

c) Quando o homem se sente angustiado com a situação.

Outras classificações apontam ejaculação precoce como aquela que ocorre em menos de 2 minutos após a penetração ou em menos de 10 impulsões.


Alguns homens podem ter expectativas de maior tempo de intercurso sexual, por isso é importante saber qual a expectativa da pessoa e do casal e o que é ejaculação precoce para eles. Muitos casos avaliados de ejaculação precoce mostram uma grande preocupação do homem em proporcionar satisfação sexual, o que aumenta a pressão sobre o ato. É ainda importante que os homens tenham uma ideia realista de qual é o tempo normal para ejaculação, variando entre 5 e 7 minutos, segundo a SBU.


A ejaculação precoce é um problema comum, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) cerca de 1 em cada 3 homens têm ejaculação precoce no Brasil. Ela pode ocorrer desde o início da vida sexual ou ser um quadro intermitente. As causas podem ser multifatoriais: emocionais (incluindo o relacionamento do casal), fisiológicas (algumas doenças podem ser causas diretas ou indiretas), talvez

genéticas. Por isso, a avaliação multidimensional e a orientação de um profissional de saúde podem ser necessárias.


Tratamentos

Existem diversos tratamentos para a ejaculação precoce com resultados muito positivos:

a) As causas orgânicas, quando presentes, devem ser identificadas e tratadas;

b) Pela grande prevalência de ejaculação precoce relacionada com aspectos psicológicos,

principalmente em indivíduos jovens, o acompanhamento psicológico é de grande valia e muitas vezes sozinho já traz resultados positivos;

c) Exercícios que trabalham o conhecimento e controle do corpo trazem excelentes resultados.

d) Medicamentos, principalmente antidepressivos, podem ser utilizados em situações específicas;


Exercício 1: Técnica start-stop

Esse exercício pode ser realizado sozinho ou com sua/seu companheira/o.

­Estimular-se até chegar próximo do momento da ejaculação e parar. A ideia é interromper o ato, relaxar por alguns instantes (segundos a minutos) e retomar depois. Fazer esse exercício pelo menos 3-4 vezes, ejaculando no último exercício. O principal objetivo deste exercício é fazer com que o homem conheça as sensações que antecedem do orgasmo e, assim, consiga controlá-las melhor e evitar que a ejaculação venha antes do desejado.


Exercício 2: Técnica do apertar

Duas possibilidades para experimentar. Perceba as sensações e a reação do seu corpo ao realizá-las. Podem ser usadas como exercícios ou durante o ato sexual.

­Quando estiver perto de ejacular, pare a estimulação e aperte a glande (ponta do pênis) com os dedos com firmeza, mas não com muita força, por cerca de 3 ou 4 segundos, até que a vontade de ejacular passe. Quando estiver perto de ejacular, pare a estimulação aperte a base do seu pênis, reduzindo a ereção.


Outras dicas

­Procure posições sexuais que deixem seu corpo mais relaxado.

­Pratique a masturbação algum tempo antes do ato sexual (1 a 2 horas), isso diminui a sensibilidade para o orgasmo.

Usar camisinha pode diminuir o estímulo e ajudar a prolongar o ato sexual.

Acima de tudo, converse com seu parceiro ou parceira sexual sobre como se sentem, as expectativas e o que podem fazer para proporcionar prazer e tranquilidade um para o outro.



Ministério da Saúde https://aps.bvs.br/aps/o-que-e-ejaculacao-precoce-quais-causas-desta-doenca-qual-o-tratamento-qual-a-faixa-etaria-dos-homens-que-e-mais-atingida/


Sociedade Brasileira de Urologia https://portaldaurologia.org.br/sbu-jovem/sbu-jovem-artigos/tenho-ejaculacao-precoce/


Tua saúde https://www.tuasaude.com/ejaculacao-precoce/


22 visualizações