Treino Funcional
top of page

Treino Funcional

Atualizado: 17 de jan. de 2023

O Treinamento Funcional é uma das atividades mais procuradas aqui no Árvore Raiz – Rio Tavares e neste artigo vamos falar um pouco sobre essa atividade física e como ela pode contribuir para melhorar a sua qualidade de vida.


Uma das principais características do treinamento funcional é mesclar diferentes capacidades físicas do praticante em um único exercício. Dessa forma trabalha-se os músculos de todo o corpo em conjunto com o sistema cardiorrespiratório a coordenação motora e também o equilíbrio sendo considerado uma modalidade mais dinâmica que os treinos convencionais.


Alguns dos exercícios utilizam como carga de trabalho o próprio peso do corpo do praticante somado ao equilíbrio ou, também pode ter seus exercícios executados com o auxílio de acessórios e equipamentos como por exemplo a Bola Suíça, o Cinto de Tração, Medicine Bol, Bosu, Mini Trampolim, Cones a Theraband entre outros.






Os principais benefícios do Treinamento Funcional são: a melhora da flexibilidade corporal, o emagrecimento, melhora da coordenação motora, equilíbrio cardiorrespiratório e a contribuição para melhora da autoestima do praticante.


Pular, correr, puxar, agachar, girar empurrar são alguns dos exercícios realizados em um circuito funcional e aqui no Centro Árvore Raiz temos um espaço perfeito para receber todos os moradores de Florianópolis que queiram experimentar o Treino Funcional com profissionais qualificados que irão auxiliar na prática dos exercícios e garantir que o seu Treino Funcional seja feito de forma segura e com qualidade.


Como montar o seu cronograma de Treino Funcional?


Os Treinos Funcionais normalmente são praticados com uma regularidade de 3 a 5 vezes por semana e têm duração de aproximadamente 50 minutos. Um planejamento adequado deverá ser feito junto com o seu treinador para que seja definido o melhor plano de trabalho para você.


Normalmente antes de iniciar um bom programa de exercícios físicos se recomenda que seja feito uma Anamnese, trata-se de uma avaliação que vai contribuir para que você obtenha o sucesso desejado no seu condicionamento físico com segurança. O objetivo de realizar uma anamnese específica sobre atividades físicas é que ela possibilita o médico e o educador físico conhecer o histórico de saúde do aluno, possíveis lesões que ele possa ter sofrido e definir o melhor caminho para atingir os objetivos do aluno.


Exercícios Funcionais


Abdominal, prancha, corrida, pular corda, agachamento unilateral, levantamento, desenvolvimento de ombros, elevação lateral para ombros e deslocamento entre cones, com ou sem acessórios são alguns dos exercícios praticados em um Treino Funcional.


Saiba mais: não é porque estamos pertinho da praia do Campeche que você vai ficar como uma Tainha fora D’água! Vamos conhecer um pouco mais sobre os acessórios utilizados para a prática do Treino Funcional.


Kettlebell


O Kettlebell é uma bola de ferro com aproximadamente 20 cm de diâmetro e uma alça. Esse acessório possibilita diversos movimentos e contribuem para o fortalecimento muscular do praticante dos exercícios funcionais.


Como o Kettlebell é um peso livre, pode ser usado para fazer exercícios com os grandes grupos musculares como, por exemplo, o quadríceps. Sua carga fica entre 3 e 40 quilos e podem ser utilizados em várias modalidades como: no Treinamento Funcional, na musculação e no Crossfit.


O Kettlebell pode ser utilizado em exercícios de agachamento e trabalham os quadríceps, glúteos, deltoides e bíceps.





Curiosidade: O kettlebell teve sua origem na Rússia Tsarista. Seus primeiros registros nos dicionários russos datam de 1704. Originalmente, o Kettlebell era utilizado como contrapeso nas balanças do mercado.



TRX

Abreviação de Total Body Resistance Exercise, também conhecido como Treino Suspenso é um equipamento composto por tiras de nylon unidas a um gancho que fixo em um apoio que utiliza a força do próprio corpo para realizar os movimentos, é um treinamento suspenso que trabalha a força, o equilíbrio, a flexibilidade, a coordenação, a postura e a estabilidade muscular. Além disso possibilita um ganho mais rápido de definição se comparado a outros aparelhos, e beneficia a capacidade cardiorrespiratória, trabalhando também os músculos do core.


Você sabia que como os exercícios são intensos, com apenas 3 aulas durante a semana por um período de 30 a 45 dias o aluno poderá perceber a melhora da flexibilidade e tônus da musculatura.


Jump

Movimentos aeróbicos feitos numa mini cama elástica (mini trampolim) que possibilita ao aluno saltar e fazer diversos movimentos, de variações e intensidades diversas. As aulas de jump tem um alto gasto calórico e por isso, contribuem para queimar gordura e emagrecer, melhoram a circulação do sistema linfático.


Cordas

Com a utilização de Cordas Navais com grande espessura e mais de 9 metros de comprimento, as Cordas se tornaram equipamentos muito utilizados pelos praticantes da Ginástica Funcional e possibilitam ao aluno um alto índice de gasto calórico e exercícios dinâmicos que trabalham os músculos superiores e o equilíbrio.

Os benefícios das Cordas nos Exercícios Funcionais: agilidade; coordenação motora; equilíbrio corporal; melhora da capacidade cardiorrespiratória; alto gasto calórico; fortalecimento dos músculos.


Faixa Elástica

A Faixa Elástica é um ótimo acessório para fazer vários exercícios em diversas modalidades como: Treinamento Funcional, fisioterapia, pilates, alongamento e relaxamento. Este acessório auxilia no desenvolvimento da força muscular, melhora da coordenação, melhora de amplitude articular, aumento da flexibilidade por meio da resistência durante os movimentos.


Halteres

Um acessório presente em praticamente todas as academias, este acessório que pode ser de ferro, emborrachado, de variações de peso, cores e tamanhos, é um aliado para ganhar definição muscular e perda de peso. O Halteres é considerado uma das melhores ferramentas de exercícios, apenas com um par de pesos dá para fazer inúmeros exercícios.


Você seria capaz de diferenciar o Crossfit do Treinamento Funcional?


O Crossfit é um treinamento fundamentado na força e condicionamento geral, ele pode ser um Treinamento Funcional, mas nem todo Treino Funcional é Crossfit. O Crossfit trabalha com alta intensidade e constantemente sofre variações. Ele trabalha dez aptidões: capacidade cardiorrespiratória, força, resistência, flexibilidade, velocidade, potência, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Já o Treinamento Funcional faz-se diferentes movimentos para conseguir melhorar e aperfeiçoar o condicionamento físico, sempre buscando evitar lesões. Ele estimula o equilíbrio, a flexibilidade, resistência, coordenação, velocidade, mobilidade, força e contribui para melhorar a postura e a biomecânica do corpo.


Qual o benefício do Treino Funcional para o emagrecimento?


O Treinamento Funcional alterna estímulos entre exercícios aeróbicos, exercícios resistidos e exercícios intervalados contribuindo para a redução das medidas e perda de peso.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Ginástica Funcional, não se esqueça que:


- Execução correta dos exercícios, pois ao gerar uma maior carga nos músculos o emagrecimento ocorrerá de forma mais eficiente, bem como a definição;

- Os exercícios aeróbicos de alta intensidade que fazem parte do Treinamento Funcional contribuem para acelerar o seu metabolismo e ele poderá continuar a contribuir para a queima de gordura mesmo no pós-treino; por isso, alimente-se bem!

- Todos sabem que aliar alimentação balanceada e saudável com atividades físicas contribui para manter a boa forma e emagrecer. Porém, muitos não sabem a estratégia da parceria alimentação e emagrecimento, ou seja, o que comer antes e depois dos treinos.


Esperamos você para o nosso próximo Treino Funcional, entre em contato conosco pelo fone (48) 3364-1960 e agende a sua aula experimental aqui no Árvore Raiz!


16.816 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-png.png
bottom of page