Alimentos para o Inverno


Com a chegada do mês de junho, a temperatura cai e começa a bela música do funga funga. Narizes entupidos e espirros para todo lado. Temos a chegada da gripe e do resfriado, e quem possui a mucosa nasal mais sensível tem crises tanto de rinite quanto de sinusite. Alguns alimentos atuam nas vias respiratórias e na imunidade, podendo prevenir ou auxiliar no tratamento de sintomas e doenças relacionadas. Por exemplo:

》Alho: tem compostos antibacterianos;

》Frutas vermelhas e roxas (açaí, jabuticaba, morango, framboesa, mirtilo, amora): fonte de antocianinas, que são anti-inflamatórias;

》Linhaça, nozes, castanhas, algas: fonte de ômega 3, que é anti-inflamatório e vasodilatador;

》Cacau: fonte de compostos broncodilatadores, que evitam o estreitamento das vias aéreas após exposição a alérgenos. Também estimulam a produção de óxido nítrico, composto vasodilatador;

》Romã: vasodilatador e anti-inflamatório. A vasodilatação melhora a circulação de fluídos diminuindo a infiltração de células de defesa (leucócitos)

》Chá verde (Camelia sinensis): atua nas alergias de trato respiratório (inibe produção de IgE, diminuindo liberação de histamina)

》Spirulina (alga): diminui sintomas da rinite (prurido nasal, corrimento nasal, espirros e congestão nasal)

》Maçã verde: polifenóis da maçã diminuem sintomas (corrimento nasal, espirros, nariz entupido e inchaço)

O própolis também é uma boa opção para manutenção do sistema imune, especialmente como extrato alcoólico. 

Importante evitar alimentos com realçadores de sabor na composição, tais como glutamato monossódico (shoyu e alimentos industrializados). 

A rinite e a sinusite podem ser reações alérgicas à alimentos de forma tardia. Leite e derivados, cítricos e soja são alimentos que podem provocar essas reações.

No mais, importante se manter aquecido, beber bastante água e tomar um cuidado especial em locais de muita poluição, pois as partículas finas dessa poluição podem sobrecarregar o sistema muco ciliar, levando essas toxinas para a região alveolar, causando doenças respiratórias mais graves.


Nutricionista Teresa Sena

CRN10 - 6361

31 visualizações1 comentário