Como lidar com a alimentação durante as comemorações de final de ano
top of page

Como lidar com a alimentação durante as comemorações de final de ano




Dezembro é o mês dos encerramentos, encerramento do ano, encerramento do trabalho antes do recesso, das aulas, das consultas, dos compromissos. E é a época de celebrar esses fechamentos. Tem comemoração do trabalho, do grupo de amigos, e ainda tem a noite do natal e do ano novo, que a gente comemora com quem mais amamos.

Na maioria das vezes essas comemorações acontecem em volta da mesa: salgadinhos, bebidas, jantares caprichados e sem esquecer a sobremesa. Aí a gente escuta falar: agora começa a época das “comilanças”!

De certa forma sim, mas isso soa de uma maneira tão negativa, quando na verdade é uma época do ano muito alegre e divertida. Afinal, comer também é prazeroso, ainda mais na companhia de outras pessoas. Sem esquecer no quanto a nossa cultura está presente a mesa. Pense nas comidas típicas da sua região e da sua família consumidas nessa época, pense em quantas pessoas se envolvem na preparação dessas refeições e colocam todo seu amor e atenção, esperando agradar aos convidados!

Sim, é um mês atípico, se podemos chamar assim. A gente sai da rotina com mais frequência em meio a tantas comemorações. Mas não gaste seu tempo e energia preocupando-se com isso. Aproveite os momentos que tiver com as outras pessoas, esteja presente e aprecie as refeições! Respeite sua sensação de fome e saciedade, o seu corpo é o melhor guia para te dizer o quanto comer e quando parar.

Veja algumas dicas que destaco para essa época:

- Evite chegar ao evento com fome. Faça um lanche antes de sair de casa, evitando ficar longos períodos sem comer.

- Quando possível opte pelos alimentos que contenham frutas, verduras e que sejam integrais.

- Monte seu prato com o que irá consumir e evite ficar “beliscando”.

- Sente para comer, aprecie e mastigue bem os alimentos.

- Saiba que não são essas ocasiões que irão prejudicar sua saúde de forma isolada. Portanto, não se policie tanto.

- Aproveite para interagir e conversar com as pessoas. Este é o verdadeiro motivo do encontro.

- Mantenha-se hidratado, optando por água, sucos e águas saborizadas. Se ingerir álcool, intercale com água.

- Não deixe que sirvam o seu prato. Por mais que você peça para que sirvam pouco, as pessoas sempre vão querer te agradar e podem servir além do que você gostaria.

- Procure não levar sobras para casa. Se a festa for na sua casa planeje-se bem na compra dos alimentos para que isso não aconteça. Se não tiver outra alternativa, que tal doar as sobras?

- Não se preocupe em fazer “detox” no dia seguinte dos eventos. O seu organismo já tem o poder de fazer isso por conta. Ajude-o voltando a sua rotina normal, consumindo mais frutas e verduras e ingerindo água.

Desejo a todos um ótimo encerramento de ano!

Abraços da Nutri

Daniela Müssnich

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp-png.png
bottom of page